Sistemas de segurança

O que é um sistema de segurança?


Um sistema de segurança consiste no uso de um ou vários dispositivos de segurança que ajudam a preservar a segurança de um estabelecimento ou domicílio contra possíveis riscos.

Dentro dessa categoria de sistema de segurança, existem várias opções de dispositivos, como alarmes, câmeras de segurança, cercas elétricas, controles de acesso, portão eletrônico com câmera e concertinas. Alguns  desses exemplos são usados para dificultar a invasão de terceiros, por exemplo, proporcionando uma barreira física.

Outros oferecem proteção no disparo de alarmes, diante da invasão a domicílio. Eles podem ser usados em combinação ou isoladamente. Além dos sistemas de segurança que protegem o patrimônio e as pessoas contra violência e furtos, há também os sistemas de segurança para proteção e prevenção contra acidentes. É o caso dos sistemas de segurança contra incêndio.

Usar o sistema de segurança é uma alternativa para se sentir mais seguro e protegido, sem precisar confiar apenas no uso de muros altos, portões fortes e cadeados reforçados. É uma excelente garantia para pessoas que passam muito tempo fora de casa ou em viagem.

Tipos de sistema de segurança


 Alguns dos principais sistemas de segurança usados para proteção de residências e centros comerciais são as câmeras de segurança, controle de acesso, portaria eletrônica e interfone, alarmes e cercas elétricas. Os sistemas de segurança podem ser divididos de acordo com o modo de funcionamento, podendo ser parciais ou totais. Normalmente os dispositivos parciais  são configurados para funcionar somente no período noturno ou em determinado período em que os residentes estejam fora do local.

Essa configuração permite livre movimentação durante o dia, sem risco de disparar sem querer o alarme. Algumas configurações também permitem ativar o alarme para determinadas ações e outras não. Por exemplo, os alarmes que ativam quando alguém tenta abrir uma porta ou janela, mas não disparam quando você acorda de noite e anda pela casa.

Em viagens, por outro lado, o uso de dispositivos de segurança em período integral são mais vantajosos. A escolha por um desses dispositivos ou a combinação de mais de um vai depender muito da necessidade de cada cliente e o orçamento definido para o projeto. 

Saiba mais das vantagens de cada um deles:

Câmeras de segurança


A câmera de segurança é um dos sistemas de segurança mais utilizados, em residências e estabelecimentos comerciais.

Além de estar muitas vezes integrado a outros dispositivos, como alarmes e sensores de movimento, é o registro e uma prova em casos de invasão ou movimentação suspeita.

Em situações de furtos e roubos, um dos primeiros passos é buscar identificar os suspeitos no arquivo das gravações.

Outro ponto importante é que muitas vezes a câmera de segurança previne essas ações de violência, sendo mais que uma medida reparadora, digamos assim.

A vigilância das câmeras afasta possíveis invasores, por isso é uma medida preventiva também.

Hoje, as opções de câmera de segurança são bastante modernas e adaptáveis às necessidades dos clientes, sendo possível acompanhar em tempo real o que está acontecendo através do tablet, computador ou celular.

As câmeras de segurança normalmente são instaladas em pontos estratégicos da casa, como portão de entrada, garagem, quintal dos fundos e muros. 

No entanto, elas também podem ser usadas na parte interna da casa, para reforçar a segurança. 

Algumas pessoas utilizam a câmera interna para monitorar a segurança de crianças e idosos que ficam aos cuidados de terceiros.

No vídeo abaixo, você pode conferir como é fácil atualmente usar esse tipo de dispositivo de segurança, podendo configurar a câmera de segurança ao seu WI-FI.

Controle de acesso


O controle de acesso é uma forma de reforçar a segurança da entrada da casa, podendo ser aplicado soluções como controle de acesso de veículos e visitantes.

Existem várias formas de colocar em prática esse sistema de segurança, como por exemplo, com a instalação de equipamentos de controle,  treinamento de funcionários e protocolos e normas de segurança preventiva.

Algumas soluções mais modernas incluem dispositivos de reconhecimento facial, leitor de biometria, cartão de acesso e cadastro de senha.

Na entrada de veículos, é possível instalar portões duplos abertos apenas após reconhecimento das pessoas no interior do caso, controle de acordo com placa e modelo do veículo e uso de controle remoto, que é uma opção muito mais segura para quem têm veículo.

Alarme


Os alarmes são sistemas de segurança que funcionam a partir de sensores que disparam sirenes e estão ligados à central de comando e ao painel de alarme. 

Existem diversos modelos e configurações, como por exemplo, sirenes que disparam na casa e que emitem uma notificação no celular dos moradores ao mesmo tempo.

Diante de uma movimentação suspeita, observada pela tentativa de invasão ou entrada de terceiros, o alarme dispara um som alto, que ajuda muitas vezes a dispersar quem está por ali na tentativa de invadir a propriedade privada.

Ao disparar o alarme, a central de monitoramento da corporação contratada é comunicada para que providências sejam tomadas, como o acionamento de autoridades.

Cerca elétrica


As cercas elétricas, assim como as concertinas, são barreiras de proteção que impedem a invasão do domicílio dificultando a passagem através dos muros. 

Afinal, com o uso desses sistemas de segurança, as pessoas que tentam invadir a propriedade acabam se machucando.

Seja pelo choque ou pelo aspecto do arame, que é cortante, quem tiver a intenção de pular o muro, acaba não conseguindo.

Para que esse sistema de segurança funcione, no entanto, é importante manter o cuidado com a manutenção.

Também é importante ter cuidado na instalação e na configuração da voltagem, para evitar acidentes.

Ao notar qualquer defeito no seu sistema de cerca elétrica, chame a manutenção para ajudá-lo.

Importância de ter um sistema de segurança funcionando corretamente


Infelizmente, de nada adianta a implementação de um sistema de segurança se ele não funciona corretamente, apresentando o risco de deixar o morador na mão quando ele mais precisa.

Câmeras de segurança, por exemplo, que param de gravar por problemas técnicos ou são facilmente desativadas por invasores, anulam o benefício de se pagar por um sistema de segurança extra.

Além do desperdício dentro do orçamento do cliente, ele continua sem a garantia de segurança em sua casa.

Por isso, independente do sistema de segurança, é necessário procurar por uma empresa ou profissionais que ofereçam serviços de qualidade e que possua boa reputação e referências.

Além da instalação correta, é importante contar com suporte para manutenção e problemas técnicos.

Também é muito importante entender que o sistema de segurança não é um benefício apenas para construções residenciais. 

As empresas muitas vezes são as mais beneficiadas pelo uso de um sistema de segurança.

Edifícios e estabelecimentos comerciais, que recebem uma grande quantidade de pessoas ao longo do dia, precisam pensar na segurança e bem-estar do coletivo, tanto dos colaboradores como dos clientes.

Por isso, a manutenção precisa ser ainda mais rigorosa. Especialmente quando falamos de câmeras de segurança, é importante ficar atento para o funcionamento correto, pois em casos de roubos e furtos, é esse sistema de segurança que ajuda as autoridades a identificar os suspeitos pelo crime.

Como dica extra, para condomínios e edifícios comerciais, além dos dispositivos de segurança, é importante adotar protocolos extras de segurança, como a solicitação de identificação na portaria e apresentação de um documento.